26 de Março - VINGANÇA
Vingança
LEITURA BÍBLICA
Romanos 12.17-21
Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos (1Ts 5.15).
De vez em quando somos confrontados com situações em que sentimos o desejo de vingança. O próprio Jesus reconheceu o fato de que, na caminhada da vida, encontramos pessoas que se tornam nossos inimigos - aqueles que não simpatizam conosco. E então, como tratá-los? Jesus ensinou que devemos amá-los e orar por eles (Mt 5.44) e Paulo instrui-nos a nunca buscar a vingança, mas a fazer todo o possível para viver bem com todos.
A verdade é que quando trabalhamos para promover a paz, o desejo de vingança desapare-ce e se torna oportunidade e motivo para fortalecermos a nossa fé, animarmos nosso amor e fazermos o bem.
Quando há uma guerra ou um desastre em algum lugar do mundo, ouvimos falar da Cruz Vermelha. É uma organização mundial que está sempre presente para ajudar aqueles que são feridos nos combates e facilitar a distribuição de agasalhos e alimentos aos necessitados, entre outras coisas.
A fundadora da Cruz Verme-lha Americana foi uma senhora chamada Clara Barton. Conta-se que certa vez uma amiga quis lembrá-la de algo muito triste que haviam feito a ela anos atrás, mas Clara fez como se não se lembrasse. “Mas você não se lembra o que lhe fizeram?”, perguntou a amiga. “Não, respondeu ela, “lembro-me muito claramente de que esqueci”.
Vivemos dias difíceis: desejo de vingança, aflições, tribulações, tristezas causadas por outras pessoas, mo-mentos de ira. Talvez você esteja passando por essas e outras situações em sua vida. A Bíblia ensina que nunca devemos procurar vingar-nos ou retribuir com o mal, mas a deixar tudo nas mãos de Deus. Tudo pode ser transformado em vasilhas imaginárias, cheias não de mal, mas de coisas boas dadas por Deus.
Entregue seus maus sentimentos a Deus e, assim, você estará vencendo o mal pelo bem e viverá em paz com todos. - JG
O amor de Deus vence os maus sentimentos em nossa vida.