28 de março - NUNCA!
Nunca!
LEITURA BÍBLICA
Marcos 14.66-72
O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre (Sl 73.26).
“Nunca diga nunca” – ah, se Pedro soubesse disso! É pelo fato de ter negado a Jesus que Pedro é mais lembrado. Gostamos de acusar o discípulo por essa falha e dizer que não faríamos o mesmo em seu lugar. Será que não?
Pouco antes, Jesus tinha alertado os discípulos de que todos o abandonariam, mas Pedro negou-se a aceitar: “Eu não! Nunca!” João, contando a mesma história, diz que Pedro prometeu dar a própria vida por Cristo – aquele mesmo que pouco depois negaria conhecer.
Ficamos sempre com a impressão de que Pedro tinha a mania de falar sem pensar. Se bem que, ao menos, ele sempre demonstrou iniciativa – por exemplo, foi o primeiro a afirmar que Jesus era o Messias e Filho de Deus (Mt 16.16).
Quantas vezes agimos como aquele discípulo impulsivo? Somos rápidos em fazer promessas e declarar nossa fidelidade a Cristo, mas na hora de andar sobre as águas com ele, sentimos as ondas, o vento, a água fria... e ficamos com medo (veja Mt 14.30-31).
Até esquecemos que estávamos indo até Cristo! Não é assim? Prometemos fidelidade eterna a Deus, mas aí vêm os sofrimentos, tentações, problemas e já esquecemos tudo. Muitos negam Jesus, literalmente.
Como Pedro, também fracassamos em nossa fé. Não conseguimos cumprir o que prometemos a Deus, e então percebemos que nossa fé é deficiente, somos fracos e incapazes.
Ainda bem que Deus nos conhece e está pronto a perdoar, a ensinar e a transformar nossa vida para que fiquemos mais parecidos com seu Filho.
Para Deus, nossos fracassos não anulam a escolha que ele fez. Pedro foi perdoado, restaurado (Jo 21.15-19) e tornou-se o principal apóstolo entre os judeus.
Então, se você falhar e sentir-se indigno do amor de Deus, lembre-se de que sempre pode prostrar-se diante dele e pedir seu perdão. Nossos erros e fracassos podem servir para nos aproximar de Deus, não para nos afastar dele. - VWR
Apesar de nós, a fidelidade de Deus nunca falha.