ESCOLHA DAR - 9 de Abril
LEITURA BÍBLICA
Tiago 2.14-18
Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta (Tg 2.26).
O que faz as pessoas doarem coisas às outras? Já usei blusas e casacos dados por amigas que não os queriam mais. Também já dei para amigas outras blusas e casacos que eu não queria mais - não que estivessem velhos, apenas estava cansada de usá-los ou estavam fora de moda. Outras vezes, fiz assim com outros objetos que tinha em casa: pratos, enfeites, aparelhos eletrônicos, livros...
Um poeta disse que o ruim da caridade era o sentimento de dever cumprido. É verdade, relutamos em dar. É complicado pensar para quem doar, pois algumas pessoas desmerecem nossa doação dizendo que não podem buscar, perguntando se é algo aproveitável ou até mesmo afirmando: “Não recebemos esse tipo de doação” (passei por isso esta semana!).
Por que doar? Muitas coisas poderiam ser vendidas, mas dar parece mais apropriado - talvez porque venha acompanhado da idéia de repartir, um mandamento cristão. Além disso, há pessoas que precisam de ajuda, como as vítimas de tragédias – por exemplo, as enchentes em Santa Catarina em 2008.
Quando alguém me pede uma moeda nos sinais de trânsito ou nas esquinas, eu dou. Estaria mentindo se dissesse que não tenho. Poderia apenas negar, mas a Palavra de Deus é sábia quando nos diz para dar a todo o que pede (Lc 6.30). Não me importo com o contexto nem com o que será feito de minha doação, apenas dou. Por isso, apesar da dificuldade de doar, do sentimento de pena ou de dever cumprido e dos julgamentos, enquanto puder, darei.
Darei roupas que não uso mais, o fogão que herdei da minha mãe, os livros que já li, a comida que sobra, o amor que constrange. Tudo pode ser doado.
Por que doar? Porque assim demonstramos nossa fé, conforme o texto de hoje. Quem crê em Deus preocupa-se com as pessoas que ele ama e reparte com elas o que recebeu do Pai. Escolha dar e mostre aos outros a sua fé! - AP
“Quanto lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa” (Pv 3.27).