POR QUE CHORA? - 5 de Abril
Por que chora?
LEITURA BÍBLICA
João 20.1-18
Eles lhe perguntaram: "Mulher, por que você está chorando?" "Levaram embora o meu Senhor", respondeu ela, "e não sei onde o puseram" (Jo 20.13).
Maria Madalena tinha muitas razões para chorar naquela manhã de domingo. Jesus havia sido crucificado na sexta-feira pela manhã e morrera à tarde já próximo ao início do sábado judaico. Não houve tempo para velar seu corpo. Tudo foi feito às pressas. Jesus foi simplesmente envolto em lençóis e sepultado por José de Arimatéia e Nicodemos, enquanto os apóstolos, distantes de tudo, certamente lamentavam.
Fico imaginando o quanto ela chorou. A esperança de uma vida que vale a pena ser vivida tinha desvanecido. Ela, recentemente ainda atormentada, havia pouco encontrara a razão de viver. Mas agora tudo parecia perdido. Para completar a tragédia, ela imaginou que tivessem roubado o corpo de Jesus.
Assim, ao responder à pergunta dos anjos e do próprio Jesus: "Mulher, por que você está chorando?", ela poderia ter respondido: Choro por não ter razão para viver, pela perda das esperanças, porque estou perdida! Sim, sem Jesus, o melhor que Maria poderia fazer era chorar. Mas Jesus não estava morto! Então, não havia razão para choro. Inclusive porque, com a ressurreição, a morte dele passou de tragédia a vitória.
Talvez, se a mesma pergunta nos fosse feita hoje, pudéssemos responder entre lágrimas: Choro por estar doente; por minha vida familiar desastrosa; por não ter razão para viver... Mas depois da ressurreição de Jesus, a verdade é que podemos até chorar momentaneamente, porém não há razão para permanecer chorando. Jesus não está no túmulo, não, mas ao nosso lado para o que der e vier.
Ele vive, e nós com ele vivemos e viveremos, tanto em meio às lutas do dia-a-dia quanto na paz da eternidade.
Então, por que você chora? Não há motivo real para isso, pois Jesus, ainda que tenha estado morto, agora vive e sempre viverá! - ARG
A ressurreição de Jesus é a garantia de que nossas lágrimas serão enxugadas!