VINGANÇA

29/04/2011 00:08

29 de abril 

Vingança 

LEITURA BÍBLICA 
Levítico 19.15-18 

Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor (Rm 12.19). 

Vingar-se é castigar alguém por uma ofensa recebida, uma tendência humana que já criou muitos proble-mas e até mesmo resultou em crimes. Na caminhada de nossa existência encontramos pessoas que, por qualquer motivo, tornam-se nossos inimigos - como se diz na linguagem popular, “não vão com a nossa cara” e por essa razão nos ofendem com palavras e atitudes, causando-nos tristeza e amargura. 

O que fazer numa situação dessas? Alimentar pensamentos de vingança é a resposta consequente do mal que nos fizeram. A Bíblia, porém, tem a orientação adequada e única que deve ser seguida nestes casos. No texto de hoje, lemos que não devemos procurar vingança, pois ela pertence ao Senhor (Dt 32.35). 

Paulo repetiu aos cristãos de Roma esse ensino encontrado no Antigo Testamento (veja o versículo em desta-que) e, em outra ocasião, escreveu que não devemos pagar com mal o mal que recebemos, mas ser sempre bondosos com todos (1Ts 5.15). No Sermão do Monte, Jesus ensinou que devemos amar os nossos inimigos (Mt 5.44). Humanamente é uma impossibilidade, mas se torna possível quando nos relacionamos dia a dia com o Senhor Jesus.

Uma senhora estava muito amargurada pelo que havia acontecido entre ela e sua sobrinha. “Ela não perde por esperar - vai saber quem eu sou”, disse expressando profundo desejo de vingança. Antes de orar com aquela irmã, aconselhei que ela comprasse um presentinho e a mais linda rosa que encontrasse no mercado e levasse àquela que lhe havia feito tão mal. Afinal de contas, é esse o ensino que encontramos na Bíblia. Passaram-se alguns meses e nos encontramos novamente. 

Muito feliz, ela contou que seguiu meu conse-lho e o gesto fez com que as duas se abraçassem e perdoassem uma à outra. Quando o bem prevalece, há reconciliação e as ofensas são deixadas de lado. - JG 

Em vez de vingança, busque fazer o bem.